quinta-feira, 5 de junho de 2014

Trovadorismo

  • Panorama histórico do trovadorismo:

 Trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Esse movimento literário compreende o período que vai, aproximadamente do século XII ao século XIV. A partir desse século, Portugal começava a se afirmar como reino independente, mas ainda mantinha laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península Ibérica. Desses laços surgiu, próximo à Galícia, uma língua particular, chamada galego-português, portanto a produção literária dessa época foi feita nesta variação linguística.
Imagem retirada de:
http://historiapensante.blogspot.com.br/2010/
05/termos-historicos-feudalismo.html 



  • Período histórico em que surgiu o trovadorismo:

 O período histórico em que surgiu o Trovadorismo foi marcado por um sistema econômico e político chamado Feudalismo, que consistia numa hierarquia  entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro indivíduo, o vassalo. O suserano, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados (vassalagem). Além da nobreza e a classe dos vassalos ou servos, havia ainda uma outra classe social: o clero.

Nessa época, o poder da Igreja era muito forte, pois o clero tinha grande parte das terras e era também muito dedicado à politica. E era nos conventos que se escolhiam os textos filosóficos a serem divulgados, em função da moral cristã. A vida do povo lusitano estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma. Nessa época, eram frequentes as procissões, além das próprias Cruzadas.

Essa época foi caracterizada por uma visão teocêntrica (Deus como o centro do Universo). Até mesmo as artes tiveram como tema motivos religiosos. Tanto a pintura quanto a escultura retratavam cenas da vida de santos ou episódios bíblicos. Quanto à arquitetura o estilo predominante era o gótico, através da construção de catedrais enormes e imponentes, projetadas para o alto, à semelhança de mãos em prece tentando tocar o céu. 

Vídeo Aula Trovadorismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário